Estresse

Individualmente o homem estressado é aquele que saiu do seu eixo, aquele que se desligando do seu centro, perdeu-se no mundo aos afazeres e das leis dos homens. Dedicou-se ao mundo externo com devoção, mas desrespeitou as leis internas que regem a natureza. O resultado é o desequilíbrio, a doença física e mental.

Um evento altamente estressante para um indivíduo, como trabalhar 10 horas por dia, pode ser altamente motivador e fonte de energia para aquele que ama seu trabalho e o vê como local onde pode expressar sua criatividade e totalidade.

Não é o excesso de trabalho, nem obrigatoriamente um evento doloroso que leva ao estresse: é a impossibilidade de expressão criativa e a falta de reflexão sobre o significado da própria existência que podem transformar um fato corriqueiro num evento insuportável.

Sem dúvida, o maior estresse é viver uma vida sem significado.

Sintomas: Ansiedade, irritação, nervosismo, taquicardia, alteração da pressão arterial, problemas gastrointestinais, dificuldades para dormir, dores de cabeça, etc.

Dicas para lidar com o estresse

  • Compreender o que está acontecendo com você,
  • Mudar sua rotina: relaxamento, esportes, caminhadas,
  • Visualizar aquilo que você quer fazer e imaginar-se fazendo,
  • Viver o presente e não se prender ao passado ou a planos futuros,
  • Usar o medo como referência para criar etapas e ter condições de vencê-lo,
  • Parar de vez em quando e, de preferência entrar em contato com a natureza, que ensina melhor que ninguém que tudo é movimento e se transforma,
  • Cercar-se de pessoas positivas e procurar mestres generosos,
  • Ouvir a voz interna, aquela do seu desejo pessoal e não a voz de fora, que por preconceito pode limitar você,
  • Aprender com as crianças e os mais velhos.

Praticando um exercício em momentos críticos: 7 segundos

  • 1- Identifique a situação estressante,
  • 2- Respire fundo pelo nariz,
  • 3- Verifique a temperatura das mãos colocando-as na bochecha,
  • 4- Relaxe a região do corpo que mais se contrai em situações de estresse,
  • 5- Respire fundo novamente pelo nariz,
  • 6- Pense em algo positivo. Se não for possível, neutralize o pensamento até recobrar a razão.