PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)

Conseguimos identificar as primeiras características de uma criança que se encontra dentro do TEA nos primeiros meses de vida. Os bebês com autismo apresentam grande déficit no comportamento social, tendem a evitar contato visual e se mostram pouco interessados na voz humana. Eles não assumem uma postura antecipatória; por exemplo, colocando seus braços à frente para serem levantados pelos pais.

Outra característica observada em alguns bebês e crianças pequenas com autismo é o início normal de seu desenvolvimento, mas de repente esse processo pode ser interrompido e a criança começa a regredir em seu desenvolvimento social. Por exemplo: a criança com dois anos de idade que para de falar, de mandar tchau e de brincar funcionalmente

Neste período podemos observar que algumas ações podem se limitar a atos repetitivos e estereotipados, como cheirar e lamber objetos, rodar e empilhar brinquedos ou objetos, organizar por padrões, como por exemplos, cores, tamanhos e formatos ou movimentos repetitivos com a boca. Pode ocorrer fascinação por luzes, sons e movimentos que o despertem para um interesse muito grande impedindo o desenvolvimento e restringindo itens de seu preferência. A textura, o cheiro, o gosto, a forma ou a cor de um objeto também pode desencadear um interesse específico na criança com autismo.

Essa criança pode se sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, o que pode resultar em violentos ataques de raiva, mais conhecidos como birras. Também é observado que quase a totalidade de crianças autistas resiste em aprender ou praticar uma nova atividade, sendo essa uma grande dificuldade para a adesão da criança em um programa de tratamento.

Como trabalhar?

A Análise Comportamental Aplicada (Applied Behavior Analysis – ABA) é um termo do Behaviorismo Radical desenvolvido por B. F. Skinner., é uma abordagem da psicologia cientificamente comprovada como a mais eficiente para pacientes com desenvolvimento atípico.

A princípio, ela observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.

Com mais de 30 anos de pesquisa contínua, a intervenção ABA tem como característica principal, estratégias altamente individualizadas. Ou seja, não existe

um conjunto de regras ou aplicações específicas. Com o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias, a criança irá adquirir independência e melhorar sua qualidade de vida.

Para início da intervenção é necessário:

  •  Identificar quais os comportamentos deficitários, ou seja, dificuldades, atrasos e até inabilidades apresentadas na criança que prejudicam seu desenvolvimento social e sua aprendizagem.
  •  Analisar os comportamentos repetitivos, como agressividade, estereotipias, birras, entre outros que também dificultam o convívio social e aprendizagem desta criança.
  •  Programação individual para minimização dos comportamentos em repetitivos e inadequados e maximização dos comportamentos deficitários.
  •  Elaboração de programas individualizados envolvendo as áreas: acadêmica, social, verbal, pedagógica e atividades de vida diária.

Os objetivos da intervenção são:

  •  Eliminar os comportamentos inapropriados.
  •  Conquistar autonomia pessoal.
  •  Proporcionar qualidade de vida.
  •  Desenvolver habilidades para participar plenamente na sociedade.

O tratamento utilizado com abordagem ABA para ser eficaz depende de um número de horas elevado para que o processo de aprendizagem seja obtido com êxito permitindo o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo de maneira intensiva e eficaz, diferentemente dos demais tratamentos que não focam o tratamento no ensino de aprendizagem.

Ariane Trintin

Psicóloga

CRP-06/105187

Laís Melo

Fonoaudióloga

CRFa 2-18657

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