Procrastinação: “Amanhã eu faço”

Procrastinação é um comportamento muito comum, porém muito prejudicial na medida em que está relacionado com fatores, tais como: ansiedade, estresse, sensação de incompetência, angústia, falta de foco e até a falta de motivação e produtividade.

Procrastinar é deixar para depois, adiar ou prolongar algo que temos que resolver, deixar para mais tarde algo que você deveria fazer agora. Este comportamento acontece quando evitamos o início de uma atividade, deixando para o último momento o que deve ser feito agora.

Por que será que procrastinamos coisas que são realmente importantes para nós? Essa falta de ação está ligada ao nosso sistema de crenças inconscientes que são interpretações das vivências emocionais que ficam no mais profundo da nossa mente inconsciente e que influenciam nosso comportamento.

Procrastinação não é preguiça, a preguiça está relacionada com desorganização,. Na essência da procrastinação encontramos medo, insegurança e perfeccionismo.

É preciso conhecer a própria angústia, os medos e inseguranças. É preciso entender quais registros estão gravados dentro de si que foram experiências ruins, transferindo assim, vivências anteriores ou da infância para o hoje. A pessoa que procrastina está com dificuldade em lidar com emoções negativas e, por isso, ela evita fazer a tarefa que pode causar ansiedade, insegurança, medo de rejeição, fracasso e até o medo do sucesso.

COMO PARAR DE PROCRASTINAR?

– Como qualquer mudança de hábitos, ela deve acontecer aos poucos para ser duradouro e não de uma hora para outra.

– Buscar o auto conhecimento.

– Entender as suas motivações.

– Identificar o padrão.

– Estabelecer metas do que precisa ser resolvido > determinar metas possíveis > estabelecer prazo limite.

– Faça uma coisa de cada vez (mantenha o foco).

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>