Quadro depressivo nos jovens

“Me isolo, me comunico através das redes sociais, me comunico virtualmente, vivo um personagem, o melhor personagem, o bom, sou o máximo. Publico minha melhor foto, sou melhor.

Mas preciso sair, preciso enfrentar a vida lá fora, como?

Como sair do personagem e encarar o próprio “EU”? Encarar a realidade? Como me expor? Como sair da mascara, que criei, e ser “eu mesmo”? Mas como sair se acredito que sou uma porcaria, se não sou nada? Só existo quando sou reconhecido. Fiz de mim um personagem. Como sair se tenho medo que as pessoas irão enxergar, irão perceber que não sou aquilo que quero que todos vejam, irão descobrir que não sou nada.

Às vezes nem tenho clareza da crença que desenvolvi a meu respeito, apenas reajo.

Tenho medo, muito medo.

Medo do que pode me acontecer, medo do futuro.”

Sintomas da depressão: baixa tolerância à frustração, comportamento introspectivo, falta de motivação, agressividade descontrolada, insônia/sonolência excessiva, isolamento, pessimismo. Baixa auto-estima, indecisão, culpa, medo de sofrer. Torna-se uma presa fácil das próprias emoções.

Alexander Lowen ressalta que toda pessoa depressiva carrega uma enorme carga de culpa. Sua depressão é sinal de seu fracasso definitivo. Não compreende que sua depressão resulta de sua culpa quando a carga parece muito pesada para carregar. Cava um buraco profundo tornando a recuperação trabalhosa. O deprimido não consegue enxergar a dinâmica psicológica de sua condição, por isso é necessária uma intervenção terapêutica para que possa liberta-se do ciclo repetitivo em que se encontra. (Corpo em Depressão, Alexander Lowen)

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>